Atualidades

Carta aberta à amiga petista...

“Quem dera se ela pudesse ser ditadora”.

    A sentença gramatical acima essa minha amiga petista cunha num comentário postado aqui no facebook ante uma postagem compartilhada que fiz e, o “se ela” a que se refere é a Presidente Dilma e atual do Brasil, recém re eleita.
    Reitero que me entendo liberal democrata e assim, simples e naturalmente ignoraria o que escreve minha amiga. Aliás, já houve em outra situação e, com outros contatos que saíram da linha do debate adulto, do dialogo racional e resvalaram para o campo pessoal e das ofensas por meio de coice e assim, simples os excluiu, pois acredito que o homem é o animal mais socializável que há e no dialogar com respeito à objetivar a construção nacional e com seriedade é o caminho adequado e assim as patadas não valem e nem as aceito, posto que não sou e jamais fui dono de estrebaria.
    Já disse e aqui reitero, não sou afiliado a nenhuma sigla partidária e até aqui, com mais de 65 anos de idade, cheguei as minhas custas, com a minha caminhada e mui especialmente sob a proteção e guiado por Deus, pois em muitos momentos as dificuldades foram enormes.
     Logo, não tenho pretensões eletivas via urna e tenho em mente a fazer o que me for possível fazer agora, para cooperar no deixar um Brasil melhor para o amanhã e no qual meus descendentes e de todos nós, possam dispor de uma Pátria séria, honesta e com o mínimo de desigualdade social.
     Minha amiga a exemplo dos demais seguidores do Lula, da Dilma e seus pares, tem na ponta da língua, o mantra, a ladainha em comum e estão sempre o cantando: no tempo do FHC era assim
     No tempo do FHC foi assim e esse mantra, se refere aos desmandos e atos de corrupção havidos e que, sem dúvida houve e que, em suas cabeças funciona como que se um erro justificasse um outro pior ou que se nivelaram por baixo, porque no governo FHC houve sujeira.
     Não sou psicólogo mas, como é tão comum os petistas buscarem ou recorrerem a era do FHC que, se pode concluir que no fundo o maior desejo deles é que o Lula fosse, aos seus oito anos de mandato, um FHC do petismo e assim, a rigor ou a principio, são admiradores ou nutrem uma ponta de ciúme ou até mesmo de inveja do FHC. Mas como ressalvei no inicio desta carta, não sou psicólogo e nem sociólogo.E jamais fui eleitor do FHC. 
   E não é nada de absurdo lembrar que o Lula deu continuidade a muitos programas planejados e implementados pelo governo do Fernando Henrique.
    Somos um País rico e nosso território é abençoado mas, como os administradores que até aqui sentaram na cadeira presidencial do poder e que, paralelamente atuaram ao lado de um,legislativo desacreditado e que, só olha para o seu umbigo e adeptos de São Francisco de Assis, aquele do que é dando que se recebe – eles dão corrupção e nos recebemos atraso -, marcamos passo ou nos locomovemos muito lentamente, mesmo a despeito de nossos 515 anos e, na outra face, os representantes do povo estão milionários e o povo humilde e, até quem sabe quantos amigos,parentes e conhecidos de minha amiga, eleitores do PT, vivam em condições indignas ou até mesmo sub humanas para suas realidades como participes de uma sociedade civilizada do século XXI e, quantas centenas já passaram pela sala e sentaram a frente de minha amiga a caminho de um xadrez, tendo em vista a falta de oportunidade para ter um trabalho e um ganho honesto e condizente e para o qual alcançar poderiam ter obtido uma boa e de qualidade educação lhe teria proporcionado outro tipo de vida e não a da senda do crime.
    Minha amiga, o partido e os políticos que você tanto aplaude se apresentavam como o protótipo da lisura e da idoneidade e assim o antídoto a toda sem vergonhice explicita que havia e era e é comum nos poderes públicos e, o seu ídolo Lula, com o microfone na mão em palanque antes de subir a rampa em Brasilia, jogava pedradas e das grandes no Sarney, na Roseanne Sarney, no Jader, no Collor e em todos que havia um carimbo de lama política.
    Creio que já tenha assistido esses clips que circulam por aqui mas, se não viu, compreendo. Seu labor não lhe deixa muito tempo para ficar olhando esses tristes, absurdos ou indecentes discursos de enganação e construção histórica do líder político de seu PT mas, como sou aposentado, tenho tempo de ver, informar-me, discernir e concluir que: cidadão de bem é cidadão de bem! E que bandido sem caracter, dissimulado, contraditório e enganador é o que há de pior para o progresso de uma Nação mas, em compensação é o tempero ideal para o prosperar da corrupção e da ladroagem.
    Para não me alongar mais ainda, pois poderia até compor um livro mas, vou relembrar o que a história recente, bem recente, conta e cujo primeiro capitulo se deu com o Waldomiro Diniz, com aquele troco ou gorjeta de três mil reais na Caixa Economica Federal e que desembocou no mensalão que, mesmo a despeito da cúpula do PT ter sido julgada, condenada e transitado em julgado, vocês teimam tratar-se de um julgamento político, como que se o dinheiro desviado não fosse do povo e, não obstante o tramitar da AP 470, os homens brilhantes do PT e seus representantes na estatal, furaram o casco da Petrobrás com suas afiadas picaretas da corrupção e com as talhadeiras do superfaturamento e eis aí a situação da maior empresa do Brasil e o nome sujo de nossa Terra na fora.
     Mas, novamente o seu  lider Lula, já ensaia o velho mantra de ação politica, para proporcionar outra lavagem cerebral em quem quer se deixar enganar.
      Não há portanto, outra conclusão: o PT é muito grande, aliás, enorme e tem um diferenciado now how, o de quebrar e destruir reputações, o que é grande assim como o é nosso País e, se rapidinho não sair das mãos do petismo vai ser quebrado, ou se já não está transformado em nacos, escangalhado e todo esse resultado o PT conseguiu sem ter ainda implantado a ditadura que pretende e, como você conclama e que inicialmente mencionei.
     Diz o dito popular: diz-me com quem andas que te direi quem és. Lula, Dilma, José Dirceu, Genoino, Delubio e outros mais que você sabe, andaram e estiveram muitro com Fidel e Raul Castro, Hugo Chaves e outras pestes, tal a qual a da política contemporânea mundo afora encerra e que são como nuvens de gafanhotos.
    Mas, respeito sua escolha. Pois como disse também, entendo-me liberal democrata e eis aí os meus argumentos para divergir de seus posicionamentos.
Lúcio Reis

09/02/15

Levaram o Fuleco

Parece até um baita chaveco
Por 10 x 1 nos impediram
Alemanha e Holanda nos golearam
E em nossa casa nos tiraram o fuleco

O nosso governo incutiu e propalou
Fez o brasileiro acreditar
Mas com o título de hexa engasgou
Sem alguma chance de revidar

A Alemanha o gatilhou apertou
Sua metralhadora de gol disparou
1, 2, 3....7 e nada mais sobrou
A não ser lágrimas foi o que ficou

Depois veio a Holanda e não perdoou
Meteu 1,2, 3 e o Brasil no 4º deitou
Para descansar até 2018 para Moscou
E quem sabe voltar a jogar como já jogou

Até parece que o torcedor
Ressabiado desde logo ficou
Ante vendo o brutal dissabor
Abriu a goela a Dilma vaiou e a xingou

Ela prometeu a Nação a copa das copas e a pintou
Não regateou, milhões nas arenas enfiou
A corrupção seu quinhão abocanhou
E no fim só choro, decepção restou

Mas agora é veio a conclusão
A copa das copas era embromação
Com a bola mais outra política enganação
Nossa sorte, salvação foi a onzena do alemão

Agora sabemos o que ela quis dizer de verdadeiro
Copa das copas é a inflação sobre a cesta de alimentação
Depois espadas e mais espadas na remuneração
Paus e mais paus sobre os direitos do pobre brasileiro

Como o governo tem amigo verdadeiro
Para eles fica o ouro dos ouros do dinheiro
Afinal as empreiteiras são parceiras verdadeiras
Se não, como abastecer a corrupção das políticas brasileiras

Portanto onde se lia copas das copas, não era futebol
Não se referia a campeonato de gol
Era sim joga de cartas marcadas para bandalheira
Outubro vem aí e a campnha não vai fica na banheira

Lúcio Reis
Belém,Pa, em 15/07/14.



Pirâmide Social

Consoante com minhas idéias e pensamentos, mesmo que assim sugira, não me passa pela mente acreditar que a sociedade seja ou venha a ser apenas composta pelo povo que compõe e forma na base da pirâmide social, pois essa conclusão, além de ser utópica hoje, ela só irá ocorrer numa dterminada época futura e muito distante de nossos dias de agora e, será quando a mão de obra necessária as atividades do dia a dia, como dos operários da construção civil, doméstica e outras, for executada por robôs com chip de inteligência humana. E assim muitos descem do pico e outros tantos sobem da base e a massa concentrar-se-á no meio.

Deliberei em escrever esta crônica como um esclarecimento público, ante meus posicionamentos que, invariavelmente nos mesmos invoco e falam de igualdade e que, em alguns não me faço entender.
Não resta a menor dúvida de que no meu modo de ver a realidade de nosso dia a dia, não vejo com naturalidade e portanto sem que seja incomodado, quando a minoria tira proveito e explora a maioria, mui especialmente com o argumento da enganação e da deslavada mentira e, ainda tem o cinismo e a brutal contradição de inserir na Lei Maior que todos são iguais.
É essa falácia e brutal enganação que não engulo e que, em função da mansidão da massa e da sua bajulação por seus algozes, que me indignam e me fazem escrever no estilo que registro, pois percebeo que é como diz o popular: "ter a massa sangue de barata!"


Não deixa de ser uma luta inglória, entendo! Mas se me acomodasse, me omitisse e simples passasse a ver a banda passar, seria eu, pela conivência, mais um aceitar a covarde exploração e as suas desastrosas conseqüências. E mesmo sabendo que nada vou mudar no geral, fico em paz comigo, pois não anulo minha personalidade de espernear.

A agressão sofrida pelo cidadão atleta Neymar, é excelente exemplo, assim como o foi os tratamentos médicos hospitalar do ex vice presidente da República José Alencar, do ex presidente Lula – sendo que deste o cinismo beira o estágio da demência ou da patogenia ao falar da qualidade do SUS –, da presidente Dilma, os quais estão enquadrados no mesmo Art da Constituição Federal e que fala da igualdade entre os brasileiros.

No caso do atleta do selecionado brasileiro de futebol, a figura muda de tonalidade, pois a mim parece que o patrocínio é quem arca com a despesa medico hospitalar.

Tomei ciência que em Fortaleza duas casas de saúde foram disponibilizadas ao atendimento de atletas participantes da copa e com reuniões prévias se prepararam e, por dedução óbvia, conclui-se que nas demais cidades sedes de jogos, o mesmo tenha ocorrido.

E então venho eu com minha idéia e observação quanto a igualdade. Se tiveram o zelo de se prepararem para zelar, cuidar, atender os atletas, porque não sistemático e naturalmente para o cidadão que é sobrecarregado com taxa exorbitante de impostos, sendo esta uma ou a maior de todos os países.

Em resumo, o afrontar a igualdade preconizada na Lei Maior Brasileira é voluntaria e conta com a complacência do judiciário ou a quem compete o fiscalizar o cumprimento de dispositivos legais e que, naturalmente são manchetes nos veículos de comunicação.

Sem dúvida, não é fácil entender uma sociedade que não luta por seus direitos e que é a primeira a promover agressões conta si mesmo, pois coloca nos poderes constituídos representantes seus que serão os primeiros a encostar em sua testa o ferro em brasa com a inscrição: idiota!

Lúcio Reis
Belém,Pa, em 07/07/14.

Filmagem do atleta Neymar

A enfermeira Cinthia no hospital em Fortaleza, para o qual o atleta e o cidadão Neymar foi levado para atendimento médico hospitalar e que, o filmou com seu celular na maca no corredor em direção a enfermaria e postou, como a maioria das pessoas hoje o fazem em sua págima no facebook, foi demitida.

Segundo a administradora do hospital Sra Marcia Real, a funcionária foi demitida em função desse ato.

Respeitando a opinião de quantos se indignaram, se revoltaram e pedras jogaram na enfermeira, conforme suas postagens, como as seguintes: “quem é essa funcionará que manda beijinho enquanto o Neymar geme de dor? Outra fala de falta de profissionalismo e ética. Espero que a instituição tome providencias cabíveis. Outra diz ser uma grande falta de respeito. Até parece que a filmagem foi um premio para esta moça, disse uma outra.

Ora convenhamos, quem diz o que quer, ouve o que não quer, inclusive vale para mim, pois estamos numa democracia. Então, mesmo sem ter procuração da enfermeira, vou tentar responder as postagens acima: essa funcionária não é diferente de quem tem obrigação de zelar pela saúde pública e deixa o cidadão morrer a míngua sem um analgésico e é eleito e reeleito com o voto e portanto com o aplauso do eleitor, que nem dessa mesma que critica a enfermeira. A essa que fala da falta de profissionalismo, ela não difere de muitos profissionais e principalmente aqueles com mandato eletivo que prometem tudo de ótimo para o cidadão e não cumprem. Uma outra espera que a instituição tome providencias cabíveis e, pergunto: será que sua espectativa é compatível com suas ações e responsabilidade de cidadão, principalmente sabendo escolher candidatos sérios e honestos para gerir o desitno desta Nação? A que fala ser uma grande falta de respeito, lembro que a maior falta de respeito com o povo, vem do Congresso Nacional que nem a graxa do sapato o político paga; do governador de Fortaleza, com gasto milionário de aeronave a levar familiares para passear no exterior. E quanto ao premio pela filmagem, não deixa de ser, tal como são os premio de um chaveiro, de uma camiseta, de uma carrada de aterro que o político dá ao cidadão em troca de voto e depois ninguém zela pela educação da sociedade. Ou seja: a enfermeira Cinthia, é brasileira e com as mesmas  carências da maioria de nossa sociedade, que paparica seu algoz que a fez padecer todos os dias pela insegurança pública e etc...

O atleta merece respeito por ser cidadão brasileiro e mesmo que fosse de outra nacionalidade e lhe é devido atendimento médico hospitalar digno, o que falta para os brasileiros pobres e que formam na base da pirâmide social e que são filmados deitados aguardando atendimento sobre pisos dos pronto socorros e ali mesmo vem a óbito e a grande parcela do povo que não está precisando de atendimento não dá um pio de revolta e nem se indigna.

O poder público não dá a mínima no cumprir sua obrigação e mesmo assim os responsáveis conseguem ser eleitos e reeleitos! Ora! Ante esse estado imundo de falta de respeito geral com os mais humildes, como pretender que essa enfermeira se mostre chorosa ou se descabele com o problema do Neymar que, aquela altura ninguém sabia do que se tratava e que possivelmente ali chegou de helicóptero e ou numa ambulância super equipada. Mas o artigo 5º da Constituição Federal fala de igualdade para todos os cidadãos brasileiros.

Ora convenhamos o que há em nosso País é muita hipocrisia. Demitir a funcionária é medida extrema, pois o atleta é homem público. Se o filmasse  no estádio não tinha problema e nenhum deslize!

No hospital sei, ele é o paciente mas não deixa de ser o atleta e a filmagem em nada agravou o estado dele. Essa é minha opinião!

Lúcio Reis

Belém Pa, em 06/07/14.
Trânsito, educação e violência.

Quando a geração de hoje que transita na quinta dezena do viver, ensaiava os primeiros passos para vida, e ganhava a liberdade de trocar a calça de perna curta pela comprida e também a de sair de casa sem ter uma das mãos agarradas à mão do pai ou da mãe, ou dos avós, estes tinham a preocupação de ministrar a seguinte e reiterada recomendação: cuidado ao atravessar a rua, olhe para um lado e para o outro para se certificar de que não vem nenhum carro! E só depois atravesse a avenida, a rua!

Sem dúvida, esse zelo tinha e tem a intenção de preservar a vida do ente querido com o gesto de precaução e de evitar mal maior, o acidente de ser atropelado, e ou morto no trânsito. Mas, nele ficou implícito, por ausência de um outro alerta, uma outra situação e assim se tornou o efeito colateral danoso daquele excesso de cuidado: qual seja, quem hoje é pedestre amanhã poderá ser o motorista e para este, pelo que se constata, nenhuma recomendação foi dada.

Ao ser enfatizado o gesto de auto prevenção para o pedestre ao cruzar vias de trânsito, este a partir de um determinado estágio da vida, saiu do asfalto e foi para detrás de um volante e, no subconsciente aquela lição mas, nas entre linhas delas, o mais duro e nocivo efeito colateral: a máquina em primeiro lugar em detrimento da vida e, além dessa medonha realidade, os meios de burlas que são empregados para ter às mãos a carteira nacional de habilitação, a CNH e sair por ai avançando sinais, matando e morrendo no asfalto.

Com esse entendimento conclusivo, o que se testemunha e o que mostra a realidade, principalmente em nosso País, é que detemos os maiores índices de violência no trânsito independente de ser urbano ou não e as maiores taxas de óbitos e internações hospitalares, mui especialmente de pessoas da faixa etária até 30 anos de idade, com elevada quantidade de mutilações também.

Além do uso do automóvel, junta-se a de veículos motorizados ou não sobre duas rodas e que, a rigor da maior sensação de liberdade e que, com a implantação do sistema do vale transporte ao trabalhador, onde uma parcela pecuniária é de responsabilidade do empregador, o empregado, deduz-se, passou a negociá-lo – vemos placas anunciando: compra-se vale digital – e com o resultado do comércio, foi financiar a aquisição de motos e até de bicicletas, sendo estes dois últimos de uso tão abrangente que as ciclovias passaram a ser medidas obrigatórias aos governantes, com o objetivo de oferecer maior proteção ao cidadão motociclistas e ciclista.

Mas, mesmo a despeito da orientação para o uso de capacetes, a realidade mostra que o item de proteção é relegado a segundo plano, item sem relevância e que, assim prospera contando com a precária fiscalização das autoridades ligadas  à área, apesar de que os depósitos destinados a apreensão, estarem abarrotados de unidades irregulares.

Na prática foram cedidas, propiciado os meios financeiros da aquisição do bem para locomoção individual mas, a educação quanto as regras do trânsito ficaram abandonadas em algum cruzamento sem nenhuma sinalização ou escondidas pelo jeitinho brasileiro de mãos dadas com a corrupção.

As estatísticas dizem mais que, as internações hospitalares em virtude de acidentes com moto ocupam em torno de 70% dos leitos nos prontos socorros das capitais e hospitais nos municípios dos interiores sob a responsabilidade do SUS e, mesmo a despeito desse informe o que o dia a dia mostra são os mais absurdos procedimentos de irracional imprudência, de imperícia e total perda do instinto de preservação da espécie e assim, passou a ser comum as manchetes: perdeu o controle atropelou e matou 4, 5 ou mais de única vez.

Quanto aos motoristas de coletivos e veículos particulares que cometem estupidez sobre estupidez, não há nem o que mais dizer, pois enquanto o poder público não mudar a penalização para o matar no trânsito, com o entendimento de que um automóvel tem o poder de matar tal como um 38, uma pistola ou uma metralhadora, a situação caótica continuará.

Além do tudo aqui registrado, motos e bicicletas passaram a ser uma espécie de armas na infra estrutura e meios de crimes de roubo ou furto e de execuções, pois com a obrigatoriedade do uso de capacete, este passou a ser uma espécie de máscara a encobrir a face dos criminosos, apesar de que como dito acima, muitos não o usam.

E caso o poder público venha resolver a promover mudança, acrescente-se um dispositivo na legislação que diga o seguinte: matar, aleijar ou inutilizar algum cidadão no trânsito, além das sanções judiciais como prisão e etc... o motorista causador dos malefícios ao dirigir irresponsávelmente, custeará todo o tratamento do acidentado ou o custo do funeral e pagamento de pensão vitalícia ou aposentadoria no caso da impossibilitação para o trabalho ou ocorrência de óbito, pois quem tem carro, a rigor tem meios financeiros.

Talvez, não produza os efeitos positivos que se imagina mas, com certeza já será um caminho a mudar a lição e o entendimento de que a vida do pedestre não tem valor e que a máquina é mais importante do que o viver.

Lúcio Reis
Em 02/06/14


É hora do despertar! Agora!

Novamente da Folha de S Paulo on line, colho a manchete que noticia: Imigrantes ficam em locais destinados a bois e cavalos ao chegar no Acre e, fala na matéria de centenas de haitianos – cristãos – e senegaleses – geralmente muçulmanos – mas que não se misturam e todos no momento estão no Parques de Exposição no Rio Branco.

O governo do Acre, é de que partido mesmo?.....!!!

A reportagem de migração em massa começou a ser registrada na região da Amazônia ocidental entre 2010 e 2011, portanto dá para imaginar a quantidade deles ja em nosso Território e sabe-se lá alocados por quais regiões.

Por enquanto é dito que eles andam no relento e sem comer havia três dias e os mesmos dizem não ter dinheiro para sair dali. O que ao meu ver faz parte da estratégia, do scrip do planejamento, pois se fossem recebidos condignamente pelo governo brasileiro, dando-lhes todo o apoio e logística de casa, mesa, banho, mesmo com o manto de humanitário, de imediato chamaria a atenção e até os menos esclarecidos se encheriam de interrogações. Poxa para os daqui não tem, e por que tem pára os que chegam e entram ilegalmente em nossas Terras?

No fim da matéria há o registro que diz que alguns deles se tornam referência, como é o caso do senegalês Dame Gueye, 29 anos, formado em comercio exterior e que domina sete (7) idiomas. Além de tradutor, ele vira uma espécie de coordenador informal do abrigo.
Com a miséria que eles tentam nos mostrar e convencer, sete (7) idiomas para quem passa fome e tem vida e viver miserável, realmente o sujeito só pode ser diferenciado!!!

Bem! Aí a ação chama atenção e muda o foco da questão, E basta analisar pelo seguinte ângulo.

Em nosso País temos massa expressiva de brasileiros habitando em alagados, em barracos caindo aos pedaços e assim em condições degradantes e desumanas! O PAC da habitação, a imprensa noticia não resolveu o problema e criou ou apresentou um outro, a qualidade das moradias entregues e as milhares que ainda não foram concluídas e se arrastam anos após anos mas, com o gasto do erário a se realizar e logo, a sangria no dinheiro de nossos impostos.
Ora, se o governo não resolve de vez a pendência interna de nosso povo, como compreender que aceita mais cidadãos de outros países, para os quais a rigor o governo não tem obrigação, como o tem para com nossa gente, e por definição de nossa Constituição. Parece que há gato na tuba!

O senegalês poliglota é um ícone interessante, no que se pode antever da trama que ao meu vem sendo urdida e não é de agora. Óbvio que analiso pelo que leio e interpreto a luz dos fatos que a história conta. Cavalo de Troia é uma delas.

Quando em 64 a guerrilha eclodiu, os guerrilheiros não tinham as mordomias que a cidade grande oferta. Foram para paulatinamente, foram se instalando progressivamente, adquirindo do povo nativo a confiança. E, desde aqueles anos há um objetivo de transformação de nosso País e, não é novidade para ninguém da intenção e da programação do PT de se manter no poder indefinidamente, a exemplo de Cuba, Venezuela e outros mais que colocaram a ditadura como bandeira e que abomina, a alternância no poder.

Seis mil  médicos cubanos já vieram e estão entranhados nos interiores, angariando a confiança do povo e gente humilde e se comportando como salvadores dos cidadãos de costumes e gestos simples, cheios de lombrigas, malaria e anemias.

Agora com mais os haitianos e os senegaleses as centenas e quem sabe milhares, em união com os médicos cubanos, quando dermos conta ou descobrirmos as reais intenções, a hora do despertar já passou.
Lúcio Reis
Belém do Pará em 28/05/14


Na torcida contra!


Com certeza, agora eu sei, eu não sou único a torcer contra ou ficar indeferente a atuação do selecionado do Felipão com as cores e como representante do Brasil e que, entrará em campo na copa de futebol mundial nesta ano de 2014 em nosso solo, pois assim como eu, o jornalista João Carlos Pereira em sua crônica hoje 26 de maio, com o título Longe da Copa, longe do mundo, publicada na edição de O Liberal, se posiciona indeferente ao que muitos consideram um grande feito e eu digo que, por ser grande, enorme poderá ser a decepção.





E, se algum tipo de título já podemos considerar como conquista da copa do mundo a ser realizada aqui, esse será mesmo da decepção, ante o volume e indecente corrupção.

Não resta dúvida que somos um País previsível quanto ao que ocorrerá quando o erário é a mola mestra das ações e, como somos mesmo o País do jeitinho, da corrupção e da irresponsabilidade administrativa, foi fácil concluir que chegaríamos a este estágio e do qual, muita gente tirou e tirará proveito e assim, quem vai a estádio assistir jogo, ao meu ponto de vista, avaliza todos os desmandos cometidos e, com a gravidade de que os recursos empregados não são e nem saíram da conta corrente do Lula, da Dilma ou do PT mas, do dinheiro da grande massa de impostos verde e amarelo.

E que aqui no inicio digo que eu não sou único, foi porque já há alguns meses quando expôs essa minha intenção e decisão, sofri ataques, como que se estivesse cometendo um ato indecoroso e que merecesse repúdio. E olhe que foi por cabeças que se pode ou poderia entender como que possuidora de alguma luz. Mas o livre arbítrio permite isso. Quem diz o quer, pode ouvir o que não quer.

Caso o brasileiro ainda estivesse totalmente anestesiado, como há muito vinha ocorrendo e, em função disso o poder público há muito vem tripudiando sobre os direitos do cidadão, o movimento não vai ter copa não existiria, os protestos aqui e lá fora não eclodiriam como ovo de serpente que, desde há anos vem sendo chocado pelo calor de absurdos desmandos e falta de respeito com a cidadania nacional. Pois o que se vê diariamente, é ladrão derramando pelo ladrão!

A paciência, a tolerância do brasileiro, do torcedor cidadão de bem com discernimento se esgota ou se esgotou ante a ação de quadrilhas de corruptos, especializadas em meter no erário, o pé, a mão, encher cuecas e toda sorte de desvio e, na outra ponta, a educação, a saúde, as estradas, e a segurança totalmente arrebentados e descuidados.

Não obstante todo o desmando e a corrupção do superfaturamento das obras dos estádios, o governo brasileiro se coloca de joelho ante a FIFA e se submete as determinações da entidade como que aqui fosse a casa de ninguém e a isenta de qualquer tributação de impostos sobre o que ganhará com o evento, enquanto o assalariado paga a mais alta e variado rol de impostos.

Ou seja a FIFA vem aqui, curra a nossa Pátria Mãe gentil, a humilha, coloca-a de joelho ante seus caprichos, exigências e ainda sai com a burra atolada de dólares e, ao humilde brasileiro apenas é dado o direito de ouvir o pipocar dos foguetes, pois como já foi visto os ingressos não são para qualquer um.

O que é importante é que se constata que os políticos, ditos representantes do povo, se acachaparam e aprovaram todas as exigências da FIFA as quais dão uma bofetada na cara do cidadão brasileiro e pé na bunda da soberania nacional.

Ninguem em sã consciência há de concordar com essa realidade mas, sabemos que para os espertalhões é uma mão na roda, por isso mesmo o vender ingressos falsos ou por preços quadruplicados será a ação tão corriqueira, quanto saber que todo dia aqui há casos de desvios de conduta.

Para o bem da Nação brasileira, espero que o selecionado do Felipão, tome derrotas e nem passe para outras fases e de preferência que perca as duas primeiras partidas. Pois sou brasileiro, adoro meu País mas, não sou "mané" vai com a massa.

Lúcio Reis

Belém,Pa, em 26/05/14



LUZ, CÂMERA, AÇÃO!


A Coluna Yahoo! Celebridades no portal Yahoo, nesta data 23/05/14, publica a seguinte manchete: “Paloma Duarte pede para posto do DETRAN fechar para ser atendida com exclusividade, em função da renovação de sua CNH, carteira de motorista,





De acordo com a coluna “Retratos da Vida” do Jornal “Extra” a motorista e que também é atriz defendeu o seu pedido inusitado alegando motivo de segurança. Apesar disso o órgão do DETRAN com sede no Largo do Machado, na Zona Sul carioca, não atendeu a exigência.

Ainda bem que não aquiesceu a essa estúpida exigência, pois aí ao invés de uma, seriam duas estúpidas ações, a merecerem o repúdio da sociedade nacional, pois deduzo que não haverá único brasileiro a aplaudir a investida dessa cidadã.

Uma noticia dessa qualidade, de antemão, leva-nos a crer ser uma pegadinha, uma piada de mau gosto ou qualquer situação ou proceder que se pareça a isso.

Esse comportamento sem nenhuma noção de limite e extramamente revestido de uma autodiferenciação a si concedida e absolutamente preponente, arremete para o caso de um atendimento médico hospitalar e nos dá o direito de concluir que a petulante senhora de 37 anos, entender-se-ia com absoluta prioridade de ser atendida na frente de todos que antes lá já estivessem a esperar, mesmo que todos necessitassem de urgência e emergência.

É por esse tipo de atitude que se tinha informação de venda de órgãos doados e o passar a perna em que estava na fila de espera e na frente.

Outra conclusão que se nos é dada a fazer é imaginar essa senhora investida e de posse portanto, de um mandato eletivo, quais seriam as dimensões dos danos, dos estragos de seus atos e procedimentos, ante a enorme pobreza de sua cabeça e, os atrofiados neurônios que abastecem ou estimulam seu discernimento como pessoa e que só não é mais medíocre, porque é pequena.

Esse tipo de pessoa talvez jamais perceba ou descubra que seu intestino grosso não excreta massa fecal mas sim, que ele despeje no vaso sanitário buquê de perfumadas flores. Talvez também, nunca venha a perceber ou quem sabe só tardiamente que de sua bexiga via sua uretra venha e haja a micção de urina mas, de perfume francês ou champane D Perinon 51.

A vontade que se tem, ante a indginação e esse tipo de contribuição que só mancha nossa sociedade, é descer o nível nas colocações e apelar para o palavreado chulo mas, aí seria o nivelamento por baixo e assim é preferível manter o patamar mais elevado, apesar de haver também o entendimento ou a conclusão de que se ela viesse a ler, não alcançaria o que está nas entre linhas e na ironia da redação, pois se entende acima do bem e do mal.

Mas não há dúvida de que o estreitamento das cabeças que formam o corpo social e dão a vida a cidadania nacional, não é apenas dos pobres de bolsos que formam nos arraias e cadastro das cestas ou bolsas assitencias, essa indigência existe também naquelas mentes que recebem os focos das objetivas e atendem o comando luz, câmera e ação.

Porém, como no palco da vida sem ensaio não há claquete, somos compulsoriamente levados a assistir degradantes cenas como essa.

Lúcio Reis

Belém,Pa, em 23/05/14








COPA 1950 e 2014.


Revendo materia que escrevi em 24 de setembro de 1993, cujo tema abordado foi a grosseria e desconsideração com que o selecionado canarinho, naquele ano de 1993, - portanto lá se foram 21 anos e assim, muitos que hoje estão no futebol, sequer haviam nascido – brindou o goleiro Barbosa, que foi o titular da seleção brasileira em 1950 e que, perdeu o título para o Uruguai em pleno Maracanã, derramando sobre o coração do torcedor nacional um balde de água fria e uma baita ducha de tristeza sobre o carnaval que ocorreria como festa e  celebração pelo título.





Os tempos são outros e, como já referi em outras matérias, foi atravessado no meio dos gramados, um balcão de negociação, onde não há trava de chuteira que seja capaz de freiar a ganância dos cartolas, a especulação o superfaturamento e portanto, não há jogo com bola mas, com bolão de milhões, que enriquecem meia dúzia, a qual se aproveita da paixão patológica do torcedor, que não mede conseqüências e nem risco de sua vida, para se postar numa arquibancada e ovacionar jogadas que sequer tem a qualidade de ontem.

E, além do volume de dinheiro que circula no meio, a irresponsabilidade diretiva e gerencial, ainda deixa enormes rombos junto aos cofres da previdência social, por recolhimentos devidos e não realizados.

Quantos que comporão o selecionado de 2014, jogam efetivamente aqui no Brasil! É só ver a proporção entre os convocados que atuam aqui e os que vêem do exterior.

Tenho meu olhar pessoal sobre o futebol e o que nele ocorre!, Principalmente entre trocedores que a rigor ao envergarem a jaqueta de seu time de preferência, eliminam o sentimento da razão e apenas se portam como irracionais, estúpidos e inconseqüentes em bandos, voltando ao tempo do homem das cavernas com tacape ou borduna na mão ou vasos sanitários e eliminam uma ou mais vidas sem dó nem piedade, enlutando famílias e promovendo choro e ranger de dentes pelas barbáries cometidas. E a trocô de que?

Acabamos de saber que a arena – como agora são denominados os estádios e que, a rigor se coadunam mesmo com a selvageria que nelas ocorrem, relembrando que lá atrás nelas os cristãos eram jogados aos leões  - do “timão” foi inaugurada nesse fim de semana e o Corinthians perdeu no jogo de inauguração de seu gramado. Para mim, nem cheira e nem fede e fosse de um outro qualquer, também não federia e bem cheraria.

Vendo o noticiário a respeito e mesmo a despeito de ter perdido a partida, torcedores vibravam com a compensação de terem um novo estádio e que todos, sabemos, assim como os 11 outros em construção tem as rêdes de suas traves abarrotadas de espetacular goleada pela corrupção e superfaturamente da obra com dinheiro público e isso, sem contarmos com os transtornos e prejuízos provocados à sociedade do entorno da área que, não nos é dado a conhecer pela imprensa.

Não é novidade para ninguém que o Brasil sedia a copa deste ano, pela “brilhante” idéia ou aceitação da boa idéia pelo ex presidente Lula e que, misturou – possivelmente após sorver mais alguns cálices de 51 intercalados com de tatuzinho garrafa ora em pé ou deitado, relembrando a tragédia de 50 e comparando-a com a de 2013 para seu partido e cujo pomo do desgosto, em ambos os casos foram dois brasileiros dignos e ambos com o nome de Barbosa -  a função de Chefe de Estado e de Governo com a de torcedor do curingão e nesse bate bola cedeu a pressão da FIFA.

Mas, no futebol há sim um entendimento antigo e que o pessoal do meio leva a sério e crer, por exemplo, quando a coruja pousa no ângulo da trave, o goleiro do time que ali está, sua frio e invariavelmente aquela equipe perde.

Pois bem! A coruja que pousa no ângulo da cidadela do selecionado do Felipão e a mesma que pousou no Itaquerão e suas garras -  pé frio – não esquenta e nem dá sorte nem com todas as garrfas de 51 e todos sabem disso, que o torcedor Lulla não dá e nem traz sorte e assim, para o bem geral e felicidade geral da Nação Brasileira, vamos perder a copa de 2014 e ganhar, como premio de consolação, a brutal divida das construções que, quando chegarmos em 2015, o brasileiro vai cabecear a bola de chumbo da desorganização econômica.

Por isso como não aplaudo inconseqüências e nem dependo de futebol, e serei também vitima da estúpida decisão de fazer e trazer a copa para cá, torço para que percamos o certame.

E por fim, respeito a opção de cada um, cada qual procede como bem lhe aprouver, que não tenho nada com isso mas, não é porquê a massa age e pensa diferente de mim que a sigo ou copio. Não! Tenho minha individualidade e detenho controle sobre minha escolha. Participo sim de equipe que joga com a seriedade e responsabilidade geral e visando o bem comum.

Lúcio Reis

Em 19/05/2014



AMIZADE



É possível e não será razão de espanto, afirmar que a amizade é o sentimento básico ou imprescindível dos relacionamentos humanos e, apesar de não termos como penetrar no mundo dos animais irracionais, alguns fatos nos facultam acreditar e concluir que ali também a amizade viceja, une e atua com a grande vantagem de que o item traição não integra e nem estraga ou azeda a relação.


Sem dúvida muitos já escreveram e se posicionaram a respeito e, não será razão de surpresa se eu mesmo, já não abordei o tema, pois, é de nosso conhecimento que aqui na internet, celebra-se o dia da amizade e assim já registrei meu posicionamento a respeito.





Mas, a presente tem como ponto de partida e de um modo diferenciado, o que ouvi de uma coleguinha de minha neta Livia Pereira Reis, no dia 02 de abril do corrente, data em que minha "pretinha" celebrava seu natalício em Jacundá, muncipio onde reside e, a amiguinha me disse: ela é a minha melhor amiga.

A sentença brotando dos lábios da infância, completamente envolvida pela sinceridade da idade, soa como uma poesia de carinho e até mesmo de angelical louvor ao que diz o mandamento: amai-vos uns aos outros!

Elas dividem com outras tantas o dia a dia em sala de aula e são crianças na faixa etária entre 05 e 10 anos de idade. E, tenho convicção de que todos nós adultos passamos e vivemos essa fase mágica, leve, onde mesmo que algum problema ou aresta entrasse na relação, não passaria de um chuvisco insignificante numa bela e radiante manhã ensolarada, pois logo minutos após, será questiúncula sepultada na cova do esquecimento e portanto sem deixar a marca da mágoa.

É relevante se voltar aos primórdios dos tempos e, abordar a partir do inicio da era cristã que, mesmo Jesus, quando iniciou suas andanças, pregações entre nós, acercou-se de amigos, a maioria fiel, assim como cada um de nós, mesmo nos dias de hoje contamos com a fidelidade de uma amizade e que, em alguns casos podemos dizer ser impar.

Não resta dúvida de que, a partir de uma determinada época houve a prevalecência de um certo egoísmo e conseqüente afastamento das pessoas amigas, pois entrou em campo a competição funcional e profissional, tendo como origem a explosão demográfica e a inversamente proporcional parca oferta de oportunidades de trabalho e ascenção funcional no mercado de trabalho e assim se instalou o salve-se quem puder e os mais competentes não eram os que ascendiam ao topo, posto que a desigualdade na corrida trouxe o componente pistolão ou o QI (quem indica) e assim, muitas amizades se viram ou foram apartadas em função dessas circunstâncias e que geravam concreto descontentamento.

Fator importante a ser observado, é que o feminino, que até então estava ou ficava mais restrito ou limitado as paredes do ambiente do lar e às ações domésticas, hoje galga e vem galgando posições de destaque até então privativas ou inerentes ao masculino e nesse aspecto e ante essa inarredável realidade, ampliou-se as relações de amizades entre as mulheres.

Não é e nem seria demais ou inoportuno, enveredar pelo entendimento conclusivo que a competição trouxe em seu bojo o tempero do egoísmo e do salve-se quem puder e por conseguinte o isolamento e quem sabe o egoístico distanciamento como um escudo protetivo e sua fria existência a isolar seres.

Poderia também abrir um corredor para relembrar as amizades coloridas de há poucos anos mas, elas tomaram um contorno especial e que saiu de apenas dois lápis para uma caixa enorme de lápis de cor ou até mesmo da abrangência sobre a qual paira, brilha e encanta o arco Iris.

O esfriamento ou gelo nas relações de amizades se avoluma em função da competitividade e a natureza atuando naturalmente e tal como um bote salva vidas, mostra a humanidade o Bill Gates e junto com seus amigos criam e ofertam à humanidade o mundo dos computadores, a internet e assim a um click no mouse ou o teclar enter eliminou as distancias continentais a zero e colocou as pessoas face to face em tempo do agora na tela do monitor e também do celular, condenando ao museu do tempo do “era assim” o telegrama, a carta, o fax, o telex como meios comunicação e manutenção de amizades e desta feita chega e é colocado a nossa disposição as relações virtuais que se alastraram como num rastilho de pólvora e quem está no sul ou em qualquer um dos pontos cardeias dialoga com seu amigo ou amiga diariamente e a qualquer hora e além dessa opção, os correios eletrônicos transportam as mensagens, enraizando as amizades e também, inclusive, promovendo negócios e até mesmo relacionamentos mais íntimos.

Mas o ser humano tem um componente que lhe dá a capacidade de alterar, desvirtuar e colocar arestas e hoje, o que se testemunha, principalmente entre os jovens é que estão reunidos, próximos fisicamente ao alcance do toque das mãos mas, em suas mãos e nas pontas dos dedos a atenção sai para o teclado ou para tela de seus aparelhos e os transporta para mundos distantes, onde estão outras amizades e assim a aproximação física da lugar ao estar presente e simultaneamente ausente e quando não é transmitindo com alguma amizade distante e na distração de joguinhos e transformando a amizade em algo esquisito com o conteúdo de sentimento estranho à compreensão dentro da naturalidade do requerido tato ou toque do abarçar, apertar de mãos e até mesmo do beijar.

Bem! Como no mundo do irracional não tem arrouba (@) o que se pode concluir é que o humano rouba de si o melhor que ele pode desfrutar do convívio em e com amizade.

Por isso pode-se observar até que muitos humanos passaram a contar mais intensamente com a amizade de um bicho de estimação, um cão, por exemplo, pois este não tem blog, site ou e-mail.

Amizade é sentimento tão forte e importante que em determinadas situações a amizade ganha contornos e energia fraterna e em outras, materna ou paterna filial, enquanto que estas em muitos casos cambam pelo desprezo e jogam na lama da ingratidão o sentimento ou a relação oriunda na genética.

Lúcio Reis 
03/05/2014 
  
A publicação a seguir, tem como fonte de criação o Livro À Flor da Pele, da escritora e poetisa Madalena Gomes, de quem recebi um exemplar nesta data 24/04/14 e como agradecimento pelo carinho tomei como gancho o titulo de todos os poemas do livro - as palavras sublinhadas - e escrevi o que se segue, numa simples homenagem a querida amiga Madá, como é tratada na intimidade familiar:

A Flor a Pele e o Amor

 Ao ouvir A Canção do mar
É possível sentir e observar
A dança do amor em qualquer lugar
E que no roçar A flor da pele
É perceptível emoções em seus Abandono
Que para muitos, pode ser visto como Absurdo
Assim como a Água que normalmente cai
E jamais volta a não ser no evaporar
Como no arco Iris o Amar em cores
Que se possível fosse, toma-lo e ofertar ao Amigo
Posto que Amizade implica em dividir e sentir
E no declarar Amo tanto que as vezes é penso que me perdi.
Mas sei que ter o Amor da minha vida
Que a cada amanhecer se faz viver Amor e Poesia
Sendo ou não ao se mostrar um Amor indefinido
Passa a ser questão de Amor, paixão, sedução
Pois Aonde quer que eu vá
Mesmo sentindo e vivendo a Ausência tua
Não olvidarei a Cumplicidade
E se te afastastes e apartaste de mim, Deixa-me sonhar na saudade
Buscarei em sonhos, que não saberei contar, mas sei: Deixe-se levar
Pois cá  Dentro de mim há um “q” ou fogo e não haverá Desistir
Eis a paixão para esse gesto impedir
Vale tudo e qualquer ato Em busca da felicidade
Não há que importar o script se colorido ou Em preto e branco
Fostes e ainda És a minha poesia, a doce e meiga rima
E mesmo que seja outra era, dessa suave verdade não Esqueça
O mundo vai e volta e será sempre no cantar Eternamente enamorada
E na energia desse querer Eu não morreria amanhã, seria em vão
E até poder-se-ia dizer um utopia? E assim opto por mais uma Fantasia
Fome, Frio luar e tudo está Lá, muito longe num mundo da interrogação
E que ao voltar no tempo, chega-se a Mãe com todo afeto e emoção
Ali, em seu seio repousa toda e qualquer Magia
Mas com o passar do tempo cria-se o seu eu e este constrói: Meu porão
Não soe de quinquilharias ou objetos imprestáveis mas, dos Meus afetos
E naquelas prateleiras para meus netos dispus Minha Poesia
Ao lado esquerdo das Negras lágrimas
Numa outra forrada com azul O futuro é agora
E então contrita ao calor de um círio aceso e com fé fiz a Oração  
Mas, nem bem a iniciei: Paro pensando em ti
Num ato indevido em tua face vejo e enxergo aquele Poema
Repasso como num filme as outras estações e agora já é Primavera
Cores, brilho, alegria e tudo e faz em Pura Magia
E como especial energia sentida solta-se a interrogação Que lua brilhou?
Se minguante, crescente ou nova, não é relevante mas Que seja verdadeiro
Haja visto que o tempo se foi e agora Quem sou, sei ser carinhoso ordeiro
Quisera de verdade responder por inteiro
Mas isso não é totalmente relevante, não há Razões
Para emoções, sentimentos o que há de se fazer é Reflexão
Quem sabe deixar brotar do coração uma Súplica
Declinar sem receio se perceber que o declarar é Tanto te amaria!
E então é só entregar todo o seu ser e seu Tempo e até seu templo
E num bico de bela ave levar a Tua presença o declarar
Sem pressa, lento e até mesmo bem Devagar
Por certo e apenas tudo se resumir como o bom mesmo é amar.

Lúcio Reis
24/04/14
Belém, Pa

Contra Revolução

Acabamos de celebrar, alguns com orgulho do dever cumprido e outros com dissabor e de certa forma frustação, neste 31/03/2014 a passagem de meio século da ação militar ocorrida em 1964, que muitos dizem ter sido golpe militar e outros contra revolução e que, não deixou ou evitou que alguns brasileiros, jovens aquela época e que, influenciados por líderes revolucionários ou por opção pessoal de apoio e admiração pelo comunismo e também por alguns revolucionários sanguinários como Fidel Castro, acreditaram que poderiam fazer, colaborando para e na transformação que ajudariam a promover, transformando nossa Nação com todo o seu imenso potencial de riquezas naturais e poderio econômico, num satélite da União Soviética e assim, impor ao povo brasileiro os horrores de uma ditadura tal e qual a que até hoje se testemunha com o modelo de Cuba, Venezuela, China e alguns outros. Nos quais a cidadania é detalhe de só menos importância.

Aqueles anos eu era um adolescente de 16 anos e estudante de ginásio na antiga Escola Industrial de Belém e residia com uma família amiga e que me deu guarida e, não lembro de ter ouvido alguém reclamar, praguejar de ter sido perseguido, molestado por algum agente da repressão ou pisado por algum coturno. É bem verdade também, que as pessoas dessa querida e inesquecível família e sua vasta relação de amizade, nenhum estava envolvido em política, eram pessoas ordeiras, trabalhadoras, honestas e cujo objetivo era sustentar com dignidade a extensa prole e dar a ela, com fruto do trabalho digno educação e formação de cidadãos de bem. Logo, foi nesse ambiente de ordem, disciplina e respeito que atingi a maioridade.

Cumprindo minha obrigação, dirigi-me, ao completar meus 17 anos, à 28ª Circunscrição de Serviço Militar – 28ª CSM – à Av Governador José Malcher 611 e, na Junta de Alistamento Militar, sob a responsabilidade do Sr José Maria e que, depois viria a ser um grande amigo, fiz meu alistamento objetivando o recebimento do documento – certificando militar – à ingressar no mercado de trabalho.

Chegou o tempo à apresentação à seleção para o serviço militar, o que culminou com minha inclusão na tropa à execução da obrigação no Companhia do Quartel General, à Praça da Bandeira e então acabei me tornando recruta em 15/01/1967, quando e assim, já decorria três anos em que o Brasil estava sob a administração verde oliva.

No universo de algumas centenas de jovens brasileiros, a maioria se apresentava com o firme propósito de ingressar nas fileiras das forças armadas e lembro inclusive de um episódio ocorrido, no qual, já como praça engajado após o cumprimento de um ano e tendo em vista interesse pessoal nosso, requeremos a permanência na caserna e, agora como de certa forma profissional fomos escalados para trabalhar na seleção e incorporação do efetivo de 1968, cuja massa de jovens somava várias centenas e todos aptos a ingressarem mas que, o efetivo da companhia do Quartel General –as vagas – não absorviam todos e, apesar de que uns 5 não tinham desejo de ingressar mas, receberam, carimbo em seus CAM – certificado de alistamento militar – para prestarem serviço militar e, eles haviam concluído faculdades.

Inexperiente mas, tendo em mente o espírito democrático liberal que até hoje é-me inerente e, preocupado com o direito do cidadão, voluntariamente e de minha livre e espontânea vontade, portanto, procurei o Comandante da Companhia o Capitão Albelio Rocha Lima e, intercedi pelos recrutas com curso superior, usando o argumento de que, enquanto grande maioria desejava servir, eles não queriam e que, entendia que para eles o tempo que permaneceriam no serviço militar não seria relevante para eles e nem interessante para o Brasil.
Após ouvir-me aquele comandante, disse-me que meu procedimento era fruto da ignorância sobre as leis inerentes ao tema, posto que eles haviam requerido adiamento do serviço militar e que agora, a incorporação deles na Força tinha o carimbo da obrigatoriedade legal em função do adiamento requerido e deferido. Pedi-lhe desculpas e me retirei.

Alguem poderia questionar ou perguntar! O que o fato acima tem a ver com governos militares? Respondo: eles podiam ser e muitos eram rigorosos no cumprimento da ordem e da disciplina e principalmente nos atos de seriedade e honestidade e sem, dúvida também deveria haver os que não rezavam pela cartilha da retidão e, assim, como seres humanos, acertavam e erravam mas, por certo não havia bicho de sete cabeças e a colocar fogo pelas narinas.

Enquanto isso, os contrários e insatisfeitos com os militares no poder se movimentavam, aprontavam como bandidos, roubavam, assaltavam, sequestravam, explodem jovens que estavam nos quartéis cumprindo uma obrigação legal e, bem perto daqui, ali em Xambioá e adjacências, Genuino e outros mais, inconsequentemente, com a ajuda de alguns outros com experiências trazidas lá de fora, tentam impor à Nação ou jogar o País nos grilhões de ditadura, repetimos, a exemplo do que ainda há na Ilha com os irmãos Castros e que, se houvessem obtido êxito, hoje não seriam os 6000 mil médicos cubanos a virem para cá mas, os médicos brasileiros é que iriam para lá, caso sobrasse essa quantidade aqui, pois a rigor não haveria nenhuma e quiçá alguma universidade, pois como foi provado recentemente, eles só olham para seus umbigos. Ou seja, o que houve verdadeiramente foi uma guerra e que, nenhum dos lados usava baladeira e ninguem perguntava ao inimigo tu queres morrer ou tu queres que eu te mate? A trincheira era a mata e o projetil não era de festim.

Necessário se torna lembrar, pois hoje alguns querem pousar covardemente de bons moços, discordando de atos dos governos militares e não só militares que assumiram administrações públicas, como aqui em Belém o hoje coronel Alacid Nunes que foi prefeito e depois governador e que o filho milita na politica partidária neste Estado até hoje. O Major Alacid, não era nenhuma criança e aceitou atuar ao lado dos companheiros. Se discordava, o mais coerente, correto, digno e legal seria, declinar da indicação para ser prefeito e se aceitou o mais honesto, a rigor, seria ficar calado e não, ao meu ver e entendimento covardemente emitir opinião de que hoje, 50 anos após, discordou. E que, a priori é a primeira vez que se sabe dessa declaração.

A mesma conclusão acima vale para o Sr José Sarney que aquela altura pertencia a ARENA e atuou ao lado dos militares e hoje opina com posicionamentos contrários ao regime. Mau caracter, pois se há brasileiros que se deram bem e muito bem na política, o hoje senador por Amapá José Sarney e um entre muitos e que também, sentou ao lado dos militares e por nomeação deles atuou e hoje, como todos vemos e sabemos o seu estado o Maranhão, é um dos piores em índices sociais mas, todo o clã está muitíssimo bem a custa do erário e na contra partida, o presídio de Pedrinhas é o exemplo vivo do “bem que os Sarney” fazem aquele estado nordestino. E olhe que os militares já desceram a rampa há mais de 25 anos.

Os militares cometeram erros, lógico que cometeram, os civis cometeram desatinos, óbvio que sim. Entre a onda dos coturnos e o rochedo dos comunistas e suas ações de guerrilha urbano e no campo, estava o siri verde e amarelo e este por ser maior que os dois é que pode se sair a salvo, pois caso a rocha não houvesse sido arrebentada talvez nem o mar escaparia e sequer espumas sobraria.

E basta olhar, saber e ver que pedaços dessa rocha transitam nos poderes republicanos e a maioria é envolvida em atos de corrupção, desvio de condutas em outros atos condenáveis, procedimentos amorais e, como é de ciência pública, alguns deles bandidos com sentenças transitadas em julgado e hoje vivendo atrás de grades.

Ou seja foram exilados, foram anistiados mas, no DNA deles corre o instinto - ou os instintos mais primitivos - de impor ditaduras sanguinárias ou ditaduras pela corrupção e da qual a vitima no dia a dia, é o menos aquinhoado e que hoje também vive subjugado pelas bolsas assistenciais, servindo de massa de manobra eleitoreira.

Caso hoje o Brasil fosse hoje o maior e melhor exemplo de cumprimento do que determina a constituição federal no que lhe compete quanto a segurança pública, saúde excelente com hospitais funcionando a plenitude da dignidade humana, educação de primeira, estradas de qualidade e a miséria fosse mínima em função da efetiva distribuição de renda mas, com trabalho e emprego para a maioria, aí sim, poderíamos dizer que o maior equivoco ou erro da Nação Brasileira, foi ter sido administrada pelos militares, os quais – os generais presidentes – nenhum saiu com contas correntes recheiadas com verbas do erário e nenhum de seus familiares ficou milionário a custa de verbas públicas.

Essa é a verdade! E que não precisa de nenhuma comissão para descobrir e atestar, pois a história foi escrita assim e, reitero: houve exageros? Houve! E pergunta-se: e agora houve acertos? Houve! Quais? Exagerada e abrangente corrupção. E isso será mais do que provado, quando a Rosemeire Noronha resolver falar toda a verdade que sabe.
Lúcio Reis
01/04/14  



Acobertar desvios!

O Jornal O Liberal edição de hoje 05/04/2014, publica no caderno poder, página política às fls 9, a seguinte manchete: Lula adverte: CPI é “arma” contra Dilma e diz mais sobre a Petrobrás, que ele teria pedido à Presidente que faça tudo para impedir a investigação política. Isto num encontro de mais de três horas com a Presidente Dilma.

Em outro trecho, a matéria diz que a senadora e ex-ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-Al), um pedido para impugnar a CPI apresentada pela oposição na última terça-feira e do outro lado o líder do PSDB no senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP) questiona a CPI apresentada pela base aliada ao governo, que copia o pedido de CPI da oposição, e que pediu a apuração de casos referentes ao PSDB de Aecio Neves e ao PSB de Eduardo Campos, estes dois presidenciáveis ao pleito vindouro.

Lendo a matéria, a primeira conclusão que se chega é que: a representação política do cidadão nos poderes republicanos do Brasil, tem mais sujeira e imundices no sentido moral e no caracter e que alvura mesmo, só nas dentaduras cujos tratamentos com custo médio de 60 mil reais por boca é custeado pelo cidadão banguela, não é Pedro Simon, não é Crivella? E isso só para citar dois exemplos.

Outra conclusão sem sombra de dúvida que se pinça é que ninguém tem isenção e que nenhum – aparentemente – resiste a uma investigação séria sobre seus atos e procedimentos e que, o rabo de um é preso ao do outro e, isto tudo sem contar, com que  moral, idoneidade e lisura o ex presidente Lula se arroga o direito de meter o bedelho na administração da ex guerrilheira, pois se ele também tem um rosário de desmandos a explicar e justificar à sociedade brasileira, como o Rosegate Noronha, só para registro de um desvio e assim, o brilho do político brasileiro não reluz nos atos honestos e em prol da sociedade mas, apenas na graxa dos sapatos e que é o povo quem paga e paga muito caro.

A sociedade já vem há tempo rebatendo e discordando das ondas volumosas de corrupção que permeiam as casas do Congresso Nacional e onde há atuação de políticos com o vento do erário a sopra sobre as velas do barco pirata saido das urnas a cada eleição e, em muitas situações  peremptoriamente em praça pública mas, pelo andar da carruagem que a doença causada pelo vírus da imoralidade, improbridade os pegou de maneira tão patogênica que eles não conseguem ver e nem ouvir a condenação popular esclarecida e mesmo que o presidente Renan Calheiros ponha mais cabelo a cobrir a calvice, a inconsequência é a mesma de ontem e será a mesma amanhã.

A hora que a Petrobrás afundar de vez no mar dos desmandos, da incompetência, e gastos inconsequentes com o aval da atual presidente, quando a frente do Conselho de Administração da Empresa, não será com a demissão do autor do parecer e nem com o respingo de óleo no curriculum de José Sergio Gabrielle ex presidente da petrolífera, pois como se vê na noticia o mar de lama é extenso e alcança os pés do vice presidente da câmara André Vargas (PT-PR) que mesmo assim ainda se arrogou em condições morais de tripudiar sobre o Ministro Joaquim Barbosa, no encontro oficial no Poder Legislativo.

Ou seja: na política brasileira a indumentária pode até ser de griffe de primeiríssima qualidade e cara, a dentadura do parlamentar alva e os sapatos brilhantes e reluzentes como as estrelas mas, o caracter que norteia as ações e atos nos corredores e gabinetes dos poderes não podem ser mais imundos por falta de espaço nas cabeças, cujo espaço a sobrar é para tramar e acobertar desvios!

E o povo? E os eleitores? Que se exploda, como dizia o Justo Veríssimo.
Lúcio Reis
Belém do Pará




AUSÊNCIA DO ESTADO!

O ex prefeito de Belém Duciomar Costa, pôs abaixo a vegetação plantada no canteiro central da Av Almirante Barroso e que, por certo não foi doada ao município e custou o dinheiro de impostos do cidadão. Arrebentou e repavimentou em concreto pistas centrais na avenida de maior fluxo de veículos nesta Cidade, instalou, o que seriam paradas de ônibus e abrigo para passageiros do BRT e assim, atrapalhou por muitos meses o ir e vir do cidadão, pois reduziu o número de pistas de rolamento para veículos, colocando peças enorme de concreto.

Assume o atual prefeito Zenaldo Coutinho e mostra para o belemense que havia erros de cálculo para a referida obra, retira os monstrengos de concreto e coloca peças pequenas, desaparece com o que seriam as paradas, com o informe de que não servem para a destinação dita pelo prefeito anterior e que, só estavam servindo para abrigar desocupados e em ato continuo faz demolições no piso já construído reduzindo sua largura e recompondo o piso em concreto e, por fim, põem em circulação ônibus normais como os demais a trafegarem por aquelas pistas como expressas  e há o informe para a sociedade do desvio de mais de 90 milhões de reais, alem de também ter aberto o trânsito no sentido da Dr Freitas para a Av João Paulo II.

Qualquer cidadão, independente de ser engenheiro, arquiteto, técnico em estradas ou equivalente, pode constatar, ante a realidade de hoje que, tudo o que foi feito e toda a dinheirama gasta e desviada, poderia ter sido realizado através de simples programação de trânsito, apenas isolando a pista central da esquerda no sentido centro entroncamento e vice versa, com gradil ou até mesmo com a sinalização – demarcação – em formato retangular em concreto como lá está e teria sido alcançado o mesmo estágio e resultado que hoje há, sem os transtornos ofertados ao cidadão que transita por esta Capital. Posto que a qualidade do coletivo não tem nada de especial em relação aos demais.

Todo o acima, é o aspecto físico da questão, do poder municipal para  o munícipe de Belém.

Porém, a maior e gravíssima questão é a da orientação ao cidadão pelo Estado, por intermédio de seus agentes, os quais não se vê em via pública à instruir ou prestar as devidas orientações mas, com o talão de multa há bastante e assim, há total ausência estatal e as consequências vem naturalmente e com danos ao cidadão. Por isso se constata os sistemáticos e diários acidentes de trânsito, já havidos com perdas de vida, posto que não há nenhuma orientação ao cidadão. A imprensa noticiou: a ambulância entrou na pista do BRT e foi gravemente abalroada por um coletivo, cujo local expresso de tráfego é aquela pista.

Caso alguém fosse perguntar ao jovem se ele sabia o que estava fazendo em plena via pública parado com o animal sobre aquela pista e sobre o risco que se expunha e oferecia a muitas pessoas, concluo que diria, nada saber.

Na mesma edição o Jornal publica a derrubada parcial da ponte sobre o Rio Moju, abalroada por uma balsa e assim, fazendo voltar a travessia via balsas. E então vem o questionamento decorrente: não é a primeiro caso de embarcação bater em pontes. Tinha sinalização noturna a fim de evitar esse enorme prejuízo material, pois certamente de vidas não houve mas, por certo, poderia ter havido caso algum veículo transitasse por ali naquele momento.

Ou seja, há alguma diferença entre o piloto da embarcação e o garotoda carroça (garoto! e o pessoal dos direitos humanos, da infância e da juventude)? Não! Não há nenhuma diferença, posto que seus atos inconsequentes aliados a ausência do estado são idênticos, pois ambos poderiam ter sido causa da morte de muitas vidas. Numa se houvesse transito intenso sobre a ponte e na outra, se ônibus a levasse pela frente com cavalo e menino, viesse a capotar com quantos passageiros conduzisse.

O fato inarredável é: continuamos não sendo um País sério! E pelo andar da carruagem, muito tempo ainda havemos de esperar.

Lúcio Reis
Belém do Pará 
25/03/14  

Belém, Pa, em 01 de Março de 2014

Tolerância e o tapinha.

As doses de purgantes que recentemente vem sendo aplicadas no organismo nacional, mostram claramente que não há uma preocupação, um cuidado preventivo em saber ou perceber até que limite a tolerância suportará.

A indignação brasileira vem sendo testada peremptória e fortemente, caso após caso e, com os mais imorais, incoerentes e inconsequentes comportamentos e seus resultados e, o que é pior, nas mais relevantes esferas dos poderes republicanos, sem que alguém se questione onde a situação pode desembocar ou desaguar.

Não resta dúvida de que o brasileiro, em sua parcela desinformada e que vive no mundo da bola e bolsas, esta anestesiado ao que ocorre ou deixa de ocorrer ao ser redor e apenas está e fica atento a que os acessos aos caixas eletrônicos da Caixa Economica e das lotéricas, não sejam obstados e nem negados e quanto aos demais itens a ele não diz respeito e mesmo que lhe digam ou falem, não há a preocupação em se preocupar.

A essa parcela da sociedade, pouco importa se alguns caciques do PT ou de outro partido qualquer, estão contribuindo para o desmoronamento dos princípios éticos e morais no trato e no tratar do que é bem comum à sociedade, se alguns já são juridicamente carimbados com o título de bandidos e condenados. Eles seguem a orientação inconsequente e irresponsável do relaxa e goza.

Juntam-se a esses milhões de assistidos com a ajuda que lhe faz marcar passo, os radicais que estão vendo todo tipo de roubalheira, desvio ético e morais e ainda sim metem a mão no bolso e se penalizam, se cotizam para quitar condenação dos bandidos e que, nem se trata de ajuda mas sim, de quitar integral a pena pecuniária decretada judicialmente.

Com a atitude de fazer “vaquinha” a quitar pena judicial, conclui-se que assinam atestado de que só não foram arrolados, denunciados e condenados na AP470 por que não tiveram oportunidade de ocupar uma cadeira no poder ou ter tido a chance de se beneficiar, locupletar e portanto são tão corruptos tanto quanto os condenados.

Não bastasse esse mar de lama que a cada dia engloba, envolve e sufoca a Nação, ainda vem artista de nome nacional e internacional figurar no rol das incoerências e a exemplo dos mensaleiros, cujo pomo do ato condenável foi o dinheiro, o artista muda um conceito ou concepção ou comportamento de décadas e, a nível nacional se iguala, não pelo ato corrupto mas, pela incoerência, pois o fato em comum é serem figuras públicas e portanto, com responsabilidade social na formação de caracteres e não, no resumo pretender ou desejar que tudo mais vá para o inferno.

A cidadania de bem, realmente esta preocupada e mais se preocupará, pois a realização da copa do mundo está à porta e pelos zum zum das abelhas, ferroadas serão distribuídas e quando o enxame se revoltar as consequências são imprevisíveis, pois não haverá rainha capaz de segurar alguma abelha endiabrada pelas sofridas retiradas de flores de seus sugadores de néctar.

E para bagunçar mais ainda a capacidade de tolerância da sociedade o governo escala ministros ao poder de sua mais alta corte, os quais para li vão com o objetivo de lavar o carimbo de quadrilheiros que os próprios bandidos se auto concederam ao atuarem atropelando os códigos penais e os comportamentos de moralidade e honestidade.

E apesar de condenados e presos ainda provocam mais revolta em quem também é prisioneiro mas não usufrui das mesmas regalias e privilégios, havendo frontal configuração de que em nosso País, quando a Constituição Federal fala de igualdade, é nada mais, nada menos de um sonho de conto de fadas, pois a igualdade só existe para aqueles sem poder financeiro e sobre os quais recai os rigores das leis e a outra igualdade é para o bandido endinheirado que recebe as branduras das leis e o tapinha nas costas de governantes, ministros e etc...

A diferença é que os miseráveis são milhões e constituem uma enorme colmeia e que pode de uma hora para outra esgotar sua tolerância e os do tapinha nas costas são apenas poucos mil e das abelhas não suportarão os tapões pelos ferrões.
Lúcio Reis


  
Belém, Pa, em 17 de Fevereiro de 2014.

Órgão Público

Comparecer a órgão público em nosso País é, como todos sabem naturalmente, ter a certeza de que ira se aborrecer em função do menos caso, da falta de profissionalismo, de urbanidade, de irresponsabilidade no executar uma obrigação funcional e ainda testemunhar o atendente se acreditar e entender imune e com o direito de não ser criticado e logo, tripudiar sobre o direito do cidadão que ali comparece. Esse regramento com essas caracteritsticas é geral e principalmente, quando se trata do estado, portanto, pois até mesmo na iniciativa privado o fato ocorre.

Além do acima, em muitas repartições ainda há afixação em paredes o informe de dispositivos legais alertando para o enquadrar quem “agredir” o funcionário relapso que, a rigor com sua displicência e irresponsabilidade funcional, pode agredir o contribuinte e o usuário, tirando-o do sério mas, este não pode espernear.

Mas, para nossa satisfação e até surpresa, há excessão e ela está bem ali em nossa Capital, na Rua Caripuas esquina com a Trav Castelo Branco no Departamento da Policia Federal e que, trata da emissão de passaportes.

Via internet as providencias preliminares para o procedimento, tal como fazer o cadastramento de dados, emitir boleto para quitação da respectiva taxa, o interessado pode realizar sem nenhuma dificuldade.

Para agendar, após a quitação do documento inerente a emissão e após já ter remetido pelo site do órgão os dados pessoais, dirigimo-nos ao departamento e ali, a Senhora que pela desenvoltura e tempo de serviço, pois a reconhecemos à quando de nosso comparecimento há anos à sede da PF na Almt Barroso, pareceu-nos ser a responsável e, sem nenhuma empáfia, pose ou ostentação de chefia, com toda boa vontade providenciou nosso agendamento para 17/02/2014 para o inicio da manhã, bem como de nossa esposa.

No horário definido lá estávamos e cumprindo a hora agendada fomos chamados e atendidos com presteza e, o que é melhor e mais gratificante, todos que ali atuam, estão sorridentes, de bom humor, disponíveis e tratam as pessoas com educação e assim o ar, o clima no setor é leve e sente-se bem como usuário, contribuinte,em fim...ali a cidadania é respeitada e valorizada.

Cumpre-me assim, a obrigação do presente registro público, pois tenho certeza de que todos que lá comparecem, sentem e percebem a diferença no tratamento e desta feita que sirva de exemplo a que outras atuem semelhantemente, pois o direito de todos não pode e nem deve ser atropelado e tripudiado.

Publicamente externo meus agradecimentos e, como almejo que nosso País tenha a atual feição de irresponsável mudada, tomei está providencia para dizer de meu reconheicmento e muito obrigado.
A critica aos que não se portam bem é válida também e, mais valida e devida é,  o informe dos que bem e educadamente atuam.

Lúcio Reis
Em 12/02/2014

Cassação de Deputado

A votação em 12/02/2014 no  plenário da Câmara Federal em Brasilia, pela cassação do mandato do deputado Natan Donadon, condenado e preso pelo STF por crimes cometidos, mostra inequivocamente que a Câmara baixa do Congresso Nacional, tem “131
black blocks”.

A diferença dos “black blokcs” da Câmara Federal para o que depredam e saqueiam bancos, quebram e saqueiam lojas, incendeiam veículos particulares ou não, em fim praticam todo ato de vandalismo e outros crimes, com a cara coberta de preto e aqueles de paletó e gravata que ao votar encobriam a cara e a identidade atrás do voto secreto e assim, 131 ao dizerem não a cassação em agosto de 2013 e agora, 06 meses após e de cara limpa, sem o voto secreto votam sim pela cassação, implica que transparência não compõem no caracter deles e isso e, alem desse 131 que são ou foram solidários ao político condenado e agora ex deputado, há mais 41 que no ano passado se abstiveram e que nos conduz a concluir matematicamente, naquela casa há 172 deputados que não merecem e nem devem ali estar, pela ausência de posicionamento claro a favor da moralidade e da decência.

Há que se saber que 172 deputados, não têm compromisso convicto com o que é ético e moral, por que assim é a sua formação de caráter, pois quem é sério, tem responsabilidade  honestidade, independe de estar claro ou escuro, de estar escondido ou não, voto em aberto ou não!

Não é de agora que a sociedade reclama e esperneia pelo condenável espírito de corpo e que, sempre esta a avalizar desmandos, maracutaias, deslizes e isso se caracterizou bem ao tempo dos anões do orçamento e de lá para cá só tem se agravado, na mesma proporção que a violência urbana, além da rural, vem se agravando também.

Também não é de agora que o povo exige uma assepsia no poder, posto que impregnado e contaminado com toda sorte de mazela possivel e que lhe dá percentual considerável de instituição republicana mais desacreditada perante a sociedade e mesmo assim, eles não arredam a tampa de uma caneta esferográfica visando mudar e melhorar a imagem do poder e essa condenável e incomoda avaliação.

A votação de hoje que não sirva para iludir parte do eleitorado e assim o fazer acreditar que hoje nasceu uma nova câmara federal e com outra cara e costumes. Que ninguém se iluda, pois não se muda maus costumes em horas.

Os 172 parlamentares e mais o Asdrubal Bentes, que realmente não tem limpeza, tanto é que se absteve de votar, pois seria o sujo condenando o mal lavado, não reúnem condições de lá permanecer. Lamentavelmente, porém é não podermos saber quem são, posto que antes o voto secreto os escondia como o pano preto encobre os black blocs.

Fato é que, a sociedade deve repensar o que fazer no próximo pleito e é lá o momento de efetivamente darmos o cartão vermelho para eles.

Votar nulo ou branco, já sabemos que é inviável para a realização da mudança pretendida e devida, pois a urna não é confiável e logo, só resta a abstinência, pagarmos a multa e assim, ainda será mais barato para o cidadão e para o País, pois em 2 pleitos, teremos condições de mudarmos democrática e pacificamente a cara do Congresso e colocar lá só representante com cara descoberta, caracter e ficha limpa.



Lúcio Reis

Em 11/02/2014

Dever cumprido.

O Jornal O Liberal edição de 11/02/14 no caderno Poder, com ilustração da foto do ex deputado pelo PT João Paulo Cunha, por São Paulo, faz chamada para matéria com essa manchete que encima o que aqui se registra, com o acréscimo do informe: “a renuncia do deputado acima foi lida na abertura da sessão da Câmara”, isto no dia 10 do corrente.

A carta renuncia do ex-presidente da Casa Legislativa, incia com o seguinte texto: “É com a consciência do dever cumprido....que eu renuncio ao meu mandato de deputado federal”.

O interessante é que, quem o vai substituir, também já chega com ficha suja, o suplente e atual vereador em Campinas, Gustavo Petta (PC do B-SP) ex-presidente da UNE e cujo nome esteve ligado as sujeitas do cunhado o ex-ministro Orlando Silva que ocupou a Pasta do Ministério dos Esportes, aquele do pagamento de tapioca com o cartão corporativo de crédito, cujo sustento é feito pela sociedade brasileira via impostos absurdos.

O saudoso Joelmir Betting ao inicio do escabroso caso  do mensalão, vaticinou cunhando a seguinte sentença e que, não se pode deixar de lembrar: “O PT é um partido estranho, esquisito, que iniciou com presos políticos e terminará com políticos presos”. E, o que mais intriga é que mesmo a despeito de todo o processo, julgamento dado conhecimento e mostrado ao público, a ratificação do crime por quem pôde fugir, como é o caso do Henrique Pizzollato que se escafedeu, todos se entendem vitimas, anjinhos, imaculados e nenhum nunca viu um tostão do erário e circulou pelos caminhos tortuosos da corrupção mesmo e apesar, da publica ostentação econômica advinda do dinheiro dos impostos dos brasileiros e ilicitamente para os bolsos deles. Até mesmo, como hoje, circunstancialmente, indica a “coleta para arrecadar recursos financeiros” à quitação das multas pecuniárias da AP470 e, não menos a fortuna que a Rosemary Noronha foi depositar em Portugal.

Porém, a declaração chave é “Dever Cumprido” e, é como que o “cumpanheiro” agora ex deputado, faça uma prestação de contas pública, perante a “cumpanheirada” e para que não sobre dúvida diz: “apresentei-me como candidato, vocês me elegeram, assumi, desvirtuei minha função, descumprir a constituição do País, malversei o erário, promovi  tráfico de influência, formei em quadrilha e mandei as favas os escrúpulos e o juramento celebrado, ajudei e atuei na maracutaia, reelegemos o companheiro Lula, o  “Barba” o ganso do Romeu Tuma, e mantivemos nosso programa de transformar este País numa outra ilha, logo, não os decepcionei!

Por isso, o dia em que bandido brasileiro assumir sua bandidagem, podemos ter certeza que nosso oxigênio foi contaminado por algum átomo da verdade e o ar respirado passou a funcionar como o mais legal e competente investigador criminal, agente ostensivo em favor da sociedade, que a ficção possa criar.

Lúcio Reis
Belém, Pa


Em 10/02/2014
Liberdade!

Apenas os vermelhos que aqui desfrutam a liberdade plena de viver num País tal qual o nosso, onde a autoridade faz de tudo para se desmoralizar, nomeia e coloca em função importante na cúpula do poder estatal, quem não tem em seus assentamentos nenhum registro policial ou judicial e, muito pelo contrário, os fatos mostram que o que dá cacife para assunção de função é exatamente ter registro e lançamento negativo de qualquer espécie, mesmo a despeito das condenações na AP 470 e a “louvável” passagem do insigne Pizzolato pela administração petista.

Os fatos são fartos e mostram e provam que o necessário é ter um caracter sujo e mesmo assim ou até por isso, ganha função na representação da presidência da República, como foi o caso da Rosemary Noronha e que, pelo visto tomou doril, sumiu!

Dentro dessas linhas de ações e de conhecimento público, entra na programação política atual, com o manto de atuação de cunho social e salvadora dos pobres coitados nos longínquos rincões brasileiros, onde não há posto de saúde condizente e adequado e, sequer material a que seja praticada a medicina que efetivamente possa ser meio de salvação, pois o povo sequer tem uma latrina para defecar e nem água de qualidade para ingerir o que, reportagens já mostraram reiteradas vezes e, mesmo a despeito do ex presidente conhecer essa miséria, e mesmo depois de seus 8 anos de administração ela continua como antes.

O que faz a administração governamental atual, bola e desde 2012, o programa Mais Medicos e aplica essa pílula milagrosa na mente das pessoas menos avisadas e dessa forma busca assegurar a reeleição da Presidente Dilma, cuja administração desfila e desfia rosários de ações de maus feitos, gastos astronômicos e esbanjando com mordomias para si e vastas comitivas no exterior, sendo a última sua passagem por Portugal com direito a pileque e etc....
Contrata profissionais de medicina onde parte da remuneração do profissional fica na mão dos irmãos Castro em Cuba, ditadores que só quem tem personalidade manca aceita e, com esse feito passa a ter trunfo de palanque.

 Porém não contavam que no meio da caixa de charuto de Havana vieram o Dr Ortelio Jaime Guerra e a Dra Ramona Rodrgiuez e, sabe-se lá quantos mais tem em mente esse plano e tão logo haja uma brecha, saem dos grilhões dos Castros.

Soube-se que o programa vai até setembro deste ano. O pleito é em outubro e depois, que os votos passarem pela brecha da urna, que cada família fique entregue as ascaris lumbricoides, dengue e etc....pois mais 4 anos para gastança com cartões corporativos e outros mais estará garantido e assegurado.

Mas, o que dá para rir, pode dar para chorar e antes, espera-se que mais médicos mostrem ao povo brasileiro, que esses profissionais não passam de “animais de consultório com jaleco branco” a servir de cobaias ao aproveitamento e lucro eleitoral do PT.

Porem, nem todos estão dispostos a terminar suas vidas sem saber e experimentar o que é realmente dispor da liberdade e a oportunidade é agora, pois aqui, viram o que é um cidadão poder brincar, praticar o justo esperneio, ir e vir para onde pretender, dançar, beber e cantar.

Portanto, Dra Ramona e Dr Ortelio Guerra, sejam bem vindos a liberdade de viver tal como a águia, o colibri ou bem te vi.
Lúcio Reis



Em 29 de Janeiro de 2014

Quanto Pior, melhor!

A proporção que o tempo avança, nossa sociedade não sinaliza com nenhum tipo de sinal, nem mesmo com um bip de celular ou quem sabe, de uma baforada de fumaça saída de um pobre alagado numa dessas chuvas que inumdam capitais e outras,  de que vai mudar de rota e entrar na trilha de que pretendemos nos tornar uma Nação séria e portanto, que é formada por um povo racional ou que, pelo menos possa assim ser visto e entendido e o que é melhor acreditado.

Vimos o julgamento e  testemunhamos alguns dos bandidos do mensalão serem  condenados pelo desvio de grutas, cavernas inteiras de “ali ba bás”  transborando dinheiro do erário em malas e outras maneiras e agora, para quitarem a multa pecuniária das condenações, dizem não possuir um centavo, estão pobrezinhos de mar ré mar ré e, muitos acreditaram que eles estão lisos, lesos e quem sabe loucos – e sem nenhum tostão.

E há muitos que acreditaram e ainda se aborrecem com quem não engoliu a pílula do pós condenação. Mas, sem dúvida, faz parte do jogo democrático. Uns creem em bandidos outros não e, se não houvesse bandido a profissão de carcereiro não serviria para nada.

A mentira deles, a farsa ou desculpa desse qulate, não é razão de espanto, posto que mentir, tergiversar, negar e enganar já é sabido ser inerente ao caracter deles e bandeira das quadrilhas que formaram. Mentem reiteradas vezes que há os que veem e enxergam na mesma uma límpida e cristalina verdade.

O que da à  impressionar, e que chega a ser petulante é a saída que arranjaram para usar o dinheiro desviado para liquidar a decisão judicial no que se refere a “grana efetivamente, o papel moeda”, pois, em sã consciência crer que o site criado para arrecadar a receita e esta tenha vindo e saído apenas da militância, é tarefa ou livro de historia infantil meio difícil de crer e entender, posto que há a constante grita e o esperneio que o salário mínimo não é suficiente para as necessidades básicas do trabalhador e sua família. E não dá mesmo!

Logo, por ser uma questão de razão, de matemática elementar e simples, usando-se o bom senso, como crer que sejam arrecadados em tempo recorde 700 mil reais e cuja estratégia, já estimulou outros apenados ao mesmo procedimento e saída. Ou seja, fazer “vaquinha” para quitar o mamute do desvio no que tange a multa.

Não sei como funciona mas, não creio que o cofre judicial, simplesmente autentique a quitação do valor pecuniário de uma sentença sem que haja um entendimento com o “leão”, e rosnar deste fale de origem dos R$, a fim de certificar a de onde saiu o dinheiro que abasteceu o site caixa do condenado, posto que a sacolinha correu por intermédio de um site. Pois se simples for aceito os milhares de reais, há na brecha do cofre a receber doações com esse fim, uma lavandeira a limpar cédulas já carimbadas pelo Marcos Valério e outros do esquadrão mensalão e quem sabe até de onde mais.

Temos visto que a maioria, está recebendo o beneficio de ficar fora do xadrez no decorrer do dia. Sem duvida, se há o deferimento, é por que há legislação pertinente a amparar mas, a rigor, não deixa de ser uma canção de louvor a dizer que no Brasil, realmente o crime compensa, desde que o volume em cédulas encha um esquife de adulto.

Portanto, testemunhamos a “solidariedade” de uma sociedade espezinhada, desrespeitada, tratada como lixo, retribuindo  com as pétalas de suas doações – crendo dentre os que fizeram doações, que pessoas também inocentes úteis, tenham contribuído – com os que foram algozes dos bons costumes, verdugos da moral e assassinos da honestidade e assim bandidos condenados, é termos convicção que está decretada a absoluta falência de um povo e lógico a Nação formada por esse povo.

Por isso a Presidente não tem o menor zelo com o erário e gasta sem olhar limites e, quem diz é a imprensa, quando fala dos gastos com os cartões corporativos e, mesmo nos países visitados, nos quais há a embaixada brasileira, como por exemplo em Roma que é um baita de edifício, um casarão, ela vai para os mais caros hotéis. Porém, tudo em nome da segurança nacional!

Mas é compreensível, já somos a maior e primeira potencia econômica do mundo. Só nos falta pequenos detalhes que chegam a ser bobagens: saneamento básico, educação de qualidade com professores bem e dignamente remunerados, com segurança pública que evita homicidios, latrocidas e outros mais, um trânsito que flui naturalmente e ninguém tem seu veículos roubado e no campo da saúde, passamos a figurar no livro dos recordes com a menor taxa de óbito em função de brilhante e eficiente atendimento medico hospitalar pelo SUS.

Ora, em sendo assim, que a Presidente, sua comitiva de assessores esbanjem! E que se exploda o mundo que ela se  chama Dilma e não Wanda!

Lúcio Reis


   Lula, “ganso” ou “Barba”

No livro Assassinato de Reputações um Crime de Estado, autoria de Romeu Tuma Junior, fala da ingratidão do informante de seu pai, delegado Romeu Tuma algumas décadas lá atrás, vindo o mesmo depois a se tornar senador da República e que, contou quando atuando no DOPS em São Paulo, com a contribuição do agente “ganso” de codinome “Barba” e que foi nada mais, nada menos do que o metalúrgico, sindicalista e hoje ex presidente mas, de fato quem ainda presidi, o Sr Luis Inacio Lula da Silva e que, o traiu quando politicamente no executivo esteve, formou na equipe governamental e essa traição contribuiu para acelerar o processo de óbito de seu pai, o velho Tumão, como o chama.

Ora delegado, deputado e secretário do governo petista, li também no inicio de seu livro a citação de Vitor Hugo que diz: “Quem poupa a vida do lobo condena à morte as ovelhas” e você faz uma outra citação “o ganso que virou pavão”. Realmente duas belas citações que tal como pedras de um quebra cabeça se encaixam no brinquedo que se transformou o presidir esta Nação nos últimos 13 anos.

Eu citaria um outro dito popular: “não se tira leite de pedra” e portanto o que V. Sa., e seu pai poderiam esperar de uma “árvore que sempre teve como objetivo fazer sombra para seu próprio caule e raiz”? O que esperar de um cidadão que usou o sindicalismo para tirar dele proveito pessoal em detrimento da sociedade, pois V. Sa., foi quem também escreveu, que as greves eram por ele combinadas com o staff da indústria automobilística e assim dariam embasamento e justificativa ao consequente aumento de preço dos veículos, um dos mais caros do mundo e, desta forma quem pagou e paga o pato e o ganso através dos impostos? O povo contribuinte e consumidor e que, ainda tem o desprazer de ver essa dinheirama descer pelo ralo da malversação..

Que me desculpe outra vez! O “Barba” pode ter sido útil ao desempenho funcional policial de seu pai mas, não o foi para a sociedade, pois aí está a prova mais contundente e inconteste, o mensalão e o cinismo do “ganso” em sempre dizer que não sabia, não lhe disseram, não lhe contaram, quando a ponte que o levou a onde chegou foi ser exatamente informante. Ou seja: saber para dizer, contar ou caguetar para a DOPS ele sabia e estava bem informado e passar ao delegado mas para sua informação, logo pessoal e estando metido no meio, jamais soube ou sabe. Más óbvio coerente com a rasteira personalidade e caracter e assim, tenho que escrever e registrar que ele jamais poderia servir para presidir esta Nação e portanto nosso povo, pois já havia a priori nos traído, enquanto consumidores.

Tanto minha interpretação é verdadeira que também esse escritor declina que se o “Barba” viesse a ser mostrado alguns anos antes, possivelmente teria tido o mesmo destino do Celson Daniel e este por certo não eria sido a ovelha nas garras vermelhas do lobo.

Sinto muito mas, suas conivências e conveniências, aliados a vossos silêncios não foram benéficos ao País e hoje trazer os fatos a público para mim tem um significado, o de ratificar que sempre estive certo, pois jamais acreditei nele com ou sem barba e por isso meu voto ele nunca recebeu. Não só ele como algum de seu partido. Porém, é imprescindível que se colha a utilidade para as gerações futuras e quem sabe até, para o próximo pleito e assim nada é ou foi em vão.

E tem mais um “q” prezado deputado, para não dizer que só vi o que desaprovo, percebi que sua desgraça foi mandar averiguar e por não se nivelar por baixo, esqueceu que o Celson Daniel e outros entraram em desgraça também, por que o manual do “modus operandis” dos “ex salvadores da pátria” decreta “democraticamente”: quem não está comigo e contra mim e merece como capim do caminho ser removido a trator, foice, terçado ou enxada e ancinho.

E para encerrar, pois ainda vou prosseguir na leitura do livro, vou sempre lembrar o que dizia minha saudosa mãe: “quem com porcos se mete, farelos come”.

Lúcio Reis
Belém, Pa
25/01/2014
  


Explosão!


Explosão! Ocorreu em qual guerra?
Foi no sistema solar ou foi aqui na terra?
Não! Foi na Tijuca no Rio de Janeiro
Brincadeira, outra vez esse desespero

Novamente explodiu o bueiro
Isso é verdade mesmo moça?
Não faça piada e nem outra troça
Foi outra vez no Rio de Janeiro?

Feriu ou matou algum passageiro?
Transeunte nativo ou estrangeiro?
Não sabem, foi tudo muito ligeiro
E se machucou, será que fui paulista ou mineiro

Mas acho que feriu sim, mais uma vez a dignidade
Dos que se arrogam ser de la, autoridade
Que vem a público e falam inverdade
E pousam de austera governabilidade

Destruiu mais ainda sim, a mentirosa competência
Do político irresponsável a inconsequência
E que não privilegia só os que estão no Rio de Janeiro
Mas nas Alagoas, Rio Grande, em qualquer paradeiro

Mas não é la que está o Cabral?
O Eduardo prefeito etc e tal?
É sim! E mais alguns da política, cara de pau
Que adoram fazer piada em jornal

Não é de lá o governante turista em Paris?
 Do guardanapo na cabeça, sorridente e feliz?
Zombando do carioca, sobre o alagado e infeliz
É ele mesmo o do helicóptero, 
da mordomia, mas não diz

Lá não será sede da copa, a mundial festa?
Do futebol e para muitos com carimbo na testa
Fazer dos meninos do arrastão
A alegria na praia, no estádio ou na estação

Mas aí vem a preocupação, 
se no metrô houver tiroteio?
Pela garotada do funk ou gangue traiçoeira
Não há preocupação, que o hospital é de primeira
E morrer por bala perdida e furinho bem "maneiro"

Caso resolva ir a praia, como compensação, sol a pinho
Que legal! Mas consulte seu horóscopo de mansinho
Porque pela areia, gosta de 
passar alguns inocentes meninos
Levam, sua grana, sua vida e se bobear o seu filhinho
Esse é o nosso Brasil, do futebol, do samba seu menino
No qual o político só atrapalha, não trabalha e só engana
E quem é do bem, sério, honesto só se envergonha
E assim a cada dia somos servidos com novo desatino.

Lúcio Reis
04/01/2014 








Quem sou?




Não sou e nem quero ser o Lúcio Dally

Sou mesmo é o Lúcio Reis daqui

Não tenho nada de especial  e nenhuma diferenciação

Acho apenas que meu maestro é a alma e a batuta, o coração

Rejo-me pelos acordes da emoção
A mente afina, senta, pega e olha a pauta
E inicio o tocar de uma harpa ou de uma flauta
Mas, não sou músico e portanto, não sei tocar
Não sei nada e nada sei, a não ser sentir
Atravesso o som, desafino e para mim vem a vaia
Mas peço desculpas, e reitero eu não sei tocar
O público é compreensível e há que me redimir
Pois se eu soubesse compor e tocar, vaiaria a laia
Essa covardia que é formada 
por quem nos tripudiam
Exploram, lucram e todo tempo vadiam
Por isso ainda estou aqui
Não sou o Lúcio Dally
Talvez louco, lúcido, pois almejo utopia
Por isso sou o Lúcio Reis daqui
Sei, faltam-me forças, peso para agir
Só sei gritar, espernear ao vento, 
para alguém me ouvir
E o que sempre quis e pretendi dizer?
Nada de absurdo, especial ou diferente
Apenas que haja igualdade à toda gente
Pois se eu fosse o Lúcio Dally
Creio, já teria sido ouvido 
Mas como continuo sendo o Lúcio Reis daqui

Continuarei as letras rabiscar e desenhar

Com carinho, boa vontade e com amor

E quem sabe, um dia alguém escutar-me-á

E  possa eu até permitir: podem chamar-me 
de Lúcio Salvador

Mas enquanto isso, simplesmente 
sou o Lúcio Reis daqui!



Lúcio Reis

Belém do Pará

29/12/13 



Belém, em 27 de dezembro de 2013



Estrelas encarceradas



Ao concluirmos o ano de 2013 e que, para muitos, tendo em vista a dezena 13, foi um ano de obstáculos e meter os pés na lama mas, ao meu entender, para a Nação Brasileira e por tanto para a maioria, foi um ano de colheita salutar e que, até da para alimentar a esperança de que seja o prenúncio ou o ponta pé inicial à higienização que há muito a sociedade almeja, reclama e que agora testemunha, com os mensaleiros na prisão.
Ainda não é o suficiente para termos absoluta convicção de que a assepsia terá continuidade positiva para a maioria de bem do País, pois como se viu, o poder judiciário, parcialmente, não comunga com o desejo nacional, dando-nos a concluir ao ouvirmos e vermos os posicionamentos, alguns foram indicados para o poder ungidos e tendo como missão salvar ou amenizar a pele de quem no erário meteu descaradamente a mão e jamais pensou na miséria que ofertaria a sociedade e desses, alguns também são réus em processos e que se deduz e concluiu terão seus trâmites obstados, parados e a caminho da prescrição. Ainda não dispomos de total isenção no julgador.

Tem-se pálida certeza de que o Ministro Joaquim Barbosa, não aliviará o peso de sua caneta no estrito cumprimento do que dita a lei mas, sabemos que ele não ficará lá por muito tempo e seu sucessor, ao que demonstrou, não está interessado e nem visa o melhorar o nome da Nação e retirar-lhe a pecha de País da impunidade mas, aliviar o peso da culpa dos maus brasileiros e bandidos da Pátria que enriqueceram se usando, se beneficiando da função pública e protagonizaram os casos de corrupção a fazer “arrepiar cabelos numa reluzente careca”.

Mas já é um inicio! A sociedade nesse 2013, pode ver e quem sabe aprendeu que se posicionar democraticamente é também o caminho à conseguir melhorias e cobrar do estado o cumprimento do que lhe compete como obrigação constitucional. Foram parcos ganhos! Mas foram significativos, ante a apatia que até então se via e reinava. É óbvio, não se produz mudanças radicais nos maus costumes sociais num estalar de dedos. As vezes e quase sempre, anos são necessários para conseguir-se transformações.
Iniciaremos  2014 com a pauta de outros julgamentos de porte, agendados, Caso ao final do ano pudermos ver mais algumas estrelas encarceradas, aí sim, já poderemos contar que na pior das hipóteses haverá um desestimulo aos larápios de plantão e que roubam, aqui, ali e em todo lugar e tem certeza, até aqui, de que não lhes será retirado o direito a liberdade de ir e vir.

O consolo é que ladrão não é eterno e um dia também vai para o cemitério de onde não mais sairá e em algum tempo eles não mais serão muitos como hoje que proliferam como bactéria mas sim, serão apenas de bactérias o alimento, também! 

Lúcio Reis




Oitiva do General Álvaro Pinheiro na Comissão da Verdade


Caso se digne em ouvir o depoimento excepcional, áudio de 92 minutos da audiência do General Álvaro Pinheiro à Comissão da Verdade, no dia 12 de novembro passado, no Rio de Janeiro e aqui informado na coluna do Elio Gaspari no Jornal O Liberal, edição de 22/12/13 e você pode ouví-lo no endereço http://www.4shared.com/mp3/6uPTzn8y/Alvaro É história contemporânea de nosso País e tema de relevância.
                                                 
 Lúcio Reis





Uma opinião, um comentário com

 autenticação de seriedade e sem

 tergiversação:




"Há pessoas que me condenam em função de meus posicionamentos relacionados as denominações religiosas mas, essa condenação ou discordância em nada muda a minha opção, pois assim como o livre arbítrio embasa-me e faculta, da mesma maneira os embasam nas deles de pensarem e seguirem seus caminhos. Na minha concepção, no entanto, é que não me deixei colocar antolhos e nem tampouco vejo com naturalidade que um lider de qualquer denominação com artimanhas inescrupulosas metam a mão na economia doméstica do cidadão fiel e, os casos estão aí para quem quiser deles tomar ciência - o mais recente foi o da fiel que o pastor lhe tomou os 70 mil da venda da casa e depois desapareceu e agora a justiça sentenciou que a igreja dele, uma manjada devolva as economias da vitima senhora - e são várias as histórias de venda de objetos enganadores. Tudo bem que pessoas não os queiram ver ou se os veem desviam o enxergar para outro entendimento. Para mim, é muito simples: enquanto os lideres religiosos nadam em dinheiro que lhes foi dado e entregue espontaneamente pela inocência útil do seguidor, pelo fiel, este nada na lama do bairro humilde e no casebre aos pedaços. Isso para mim não é religião é puro e simplesmente comércio. Ah! Quando o Senhor, criou Abel e Caim, um veio com um monte de virtudes e o outro com maldade e criminoso, invejoso e etc...Como, nenhum charlatão voltou para dizer que após esta vida foi colocado em alguma "masmorra" mas a paz de espirito me indica também que ninguém que tenha discordado do modus operandi desses enganadores de púlpito, tenha sofrido os grilhões do castigo eterno, continuo e continuarei com meus entendimentos e os divulgarei. Discorda, ok! É um direito que lhe assisti, pois afinal, aqui não é aquele país onde catolicos e protestantes se matam todos os dias em via pública, se não me engano na Irlanda do Norte!" Tenham um excelente domingo!


Lúcio Reis
22/12/13






Uso indevido da função Presidencial


  
A Coluna do Claudio Humberto publicada em O Liberal deste domingo 15/12/13 www.orm.com.br,  noticia que, o delegado Romeu Tuma Jr, quando Secretário Nacional Justiça, foi testemunha dos bastidores da decisão do então presidente Lula de proteger o terrorista italiano Cesare Batistti e, revela que Lula não foi motivado pela ideologia ao conceder “asilo político” ao criminoso, mas por “divida de gratidão” com o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh. O ex presidente, segundo C Humberto, quis retribuir a Greenhalgh as várias defesas que fez dele na Justiça sem cobrar e por sua dedicação aos interesses do PT. Continuando o cronista diz que Lula se sentia culpado por vários revés do amigo, como a humilhante derrota para Severino Cavalcante na briga pela presidência da Câmara e assim, segundo Tuma Jr, Battisti ganhou asilo porque Greenhalgh pediu e não por influência de Tarso Genro, ex ministro da Justiça.


Minha opinião: a ser verdadeiro e circunstancialmente é, o que se testemunha é o uso da função presidencial irresponsavelmente e portanto por tráfico de influência, para quitar e receber dividas que não foram criadas em função do interesse da Nação e portanto do povo brasileiro mas, para conveniências pessoais do dr honoris causa da Garanhus e sua sigla partidária.
Lúcio Reis
15/12/13







DATAS COMEMORATIVAS E ESTÁTUAS





É praxe no comportamento universal homenagear grandes vultos da história, atribuindo denominação de logradouros públicos, tais como praças, avenidas, ruas, passagens, prédios de poderes de estado, instituições de ensino, repartições e até mesmo de cidades, com o nome de batismo do ilustre cidadão e, em celebração construir estátuas e etc...


No Brasil, há muito que não surge alguém com procedimentos, comportamentos, ações e atitudes exemplares e de verdadeiras e úteis lições e assim, tenha se sobressaído meritoriamente por suas atitudes de utilidade pública, de abrangência social e acima de tudo, de útil e bom exemplo a ser seguido pelos jovens em formação. Ou em resumo, há muito não surge um Ruy Barbosa.


No entanto, o que mais se tem noticia é que fulano é corrupto, cicrano é ladrão e beltrano é contraventor e por aí afora, sistematicamente se repete e, reiterados péssimos  exemplos, capitulados nos códigos penais são concretizados diariamente.


Por isso, assim como o lado bom da maçã, merece estátua e elogio, quem sabe já não seria a hora e tempo de se proclamar o lado podre, instituindo dispositivo jurídico e legalmente seja posto em execução e, dessa forma, que seja bolado e instituído um monumento, um painel ao desmando,  ao indecente e imoral proceder e nele afixar placas com o nome em alto relevo de todos os que envergonham esta Nação e que, tão somente servem de prejudicial lição à formação moral de jovens e que, como é sabido é o futuro de um País.


E no Brasil, pai ou mãe com função pública, de maneira geral, não tem curriculum mas sim, prontuário e os filhos caminham pela mesma estrada.




Lúcio Reis
12/12/13




11 de Dezembro




Hoje 11 de dezembro de 2013, é sem dúvida uma data muito especial, gratificante e por certo muitíssimo importante para mim, pois há 42 anos em 11 de dezembro de 1971, ante o juiz de paz no Cartório de Val de Cans, na Av Senador Lemos, assinei contrato matrimonial com a Norma Cilicia Flores e que, desde então passou a se assinar Norma Cilicia Flores Reis.
Formamos uma sociedade, a matrimonial, e de lá até aqui, graças a Deus, apesar dos muitos dias não tão legais e, nos quais o sol da alegria e da satisfação não nos mostrou o seu sorriso e o seu calor e, deu lugar a momentos  de preocupações e até de muito chorar e dor. Porém, desfrutamos e temos colhido outros tantos excelentes momentos e que, pela grandiosidade da dádiva, invalidam ou ofuscam aqueles desagradáveis.
Cumprimos nossas obrigações como pais e responsáveis pela nossa família, composta pela prole de um casal de filhos e que hoje, caminham com as próprias pernas.
Hoje desfrutamos reciprocamente de nossa companhia, a cada café matinal, a cada almoço e em alguns momentos de dialogo, sobre qualquer tema e em todos os momentos de descontração.
Mas cumpre-me o dever de registrar que se até aqui chegamos, o mérito e os louros são muito mais de minha esposa do que meu, sem dúvida alguma.
Sou réu confesso de deslizes pela irresponsabilidade da idade e da ausência de experiência e que, só alcançamos com o tempo, eufemismo que nós homens usamos para não dizermos, termos sido sem vergonhas mesmo e, quando esse momento chegou, contei com a compreensão dela.
Hoje, além de marido e esposa, somos companheiros, amantes, namorados, confidentes e por saber o valor que ela tem e também, quanto ela é, foi e será relevante no meu viver, rogo a Deus que lhe proteja, dê muitos anos de vida, pois se porventura ela sair de cena antes de minha cortina se fechar, creio que me será retirado a metade de meu coração.
Obrigado minha querida Norma pela companhia nessa caminhada até aqui.
Beijos e um forte e carinhoso abraço


Lúcio Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário